Para impedir estupros, deputado quer mulheres na sala durante anestesias

O projeto autoriza também a presença de acompanhantes em exames mamários, genitais e retais feitos por mulheres

Para impedir estupros, deputado quer mulheres na sala durante anestesias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou um projeto que exige a presença de profissionais de saúde do sexo feminino durante exames e procedimentos que utilizem anestesia ou sedativos que causam inconsciência na paciente.

A proposta foi protocolada pelo parlamentar nesta quinta-feira (14/7), após o caso do médico anestesista preso em flagrante no Rio de Janeiro, no início desta semana, sob acusação de sedar e estuprar mulheres durante processos cirúrgicos ou afins.

“É obrigatório o acompanhamento por profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exames ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia que induzam a inconsciência de paciente”, diz o texto do PL.

Para impedir estupros, deputado quer mulheres na sala durante anestesias (Foto: Hugo Barreto/Metrópoles)

O projeto também autoriza a presença de acompanhantes em exames mamários, genitais e retais feitos por mulheres, independente do sexo ou gênero do profissional de saúde. Atualmente, a lei já permite acompanhantes durante o parto.

“Vale ressaltar que a presença de um acompanhante é apenas parte de um esforço no sentido de garantir atendimento seguro e responsável a pacientes. Uma comunicação efetiva entre o profissional de saúde e a mulher é essencial, a fim de garantir a individualidade e o atendimento às necessidades dos pacientes, em especial das mulheres, além do respeito à sua autonomia e valores, visando alcançar os melhores resultados”, afirma o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES