Ex-candidato a presidente no Paraguai morre em acidente

Lino Oviedo (1943-2013), general reformado e candidato presidencial pela Unace

Avalie a matéria:
Lino Oviedo, que viveu no Brasil por quatro anos em exílio | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O general reformado e candidato à presidência do Paraguai, Lino Oviedo, morreu na noite de sábado na queda de um helicóptero na província de Chaco. O general reformado viajava com seu segurança e o piloto, que presumivelmente mudou a rota da viagem por causa do mau tempo.

Lino Oviedo, que viveu no Brasil por quatro anos em exílio, foi um dos participantes do golpe que acabou com a ditadura de Stroessner, derrubado na madrugada de 2 para 3 de fevereiro de 1989. Líder do partido Unace, ele embarcou ontem à noite em um helicóptero para voltar a Assunção após participar de um comício na cidade de Concepción, mas a aeronave perdeu contato com a torre de controle cerca de duas horas depois.

Membros do Serviço de Busca e Resgate, compostos por homens da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros Voluntários, localizaram um helicóptero acidentado na cidade de Presidente Hayes com os corpos carbonizados de três pessoas, segundo um repórter do jornal ABC Color que acompanhou a equipe. Pouco depois, o ex-senador Víctor Galeano Perrone, ligado a Oviedo, confirmou que o candidato era um dos mortos.

Logo após a confirmação da notícia, o presidente do Paraguai, Federico Franco, expressou seu pesar "à família do general, aos simpatizantes de seu partido e a todo o povo paraguaio pela perda de um dos heróis militares" da "façanha libertária de 2 e 3 de fevereiro de 1989", em alusão ao golpe que pôs fim à ditadura de Alfredo Stroessner. Franco fez esta declaração na saída de uma missa na catedral de Itá, cidade a cerca de 30 quilômetros de Assunção, durante a qual foi informado sobre a morte.

Foi decretado neste domingo luto oficial de três dias no Paraguai pela morte do candidato presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES