Paulo Maluf é multado em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada

A Corte entendeu que Maluf pediu votos em uma entrevista concedida ao UOL

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) foi multado nesta terça-feira, em R$ 5 mil, pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por propaganda antecipada, veiculada na internet em novembro de 2013. A representação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e é o primeiro caso de propaganda extemporânea para as eleições de 2014 julgado pelo tribunal paulista.

A Corte entendeu que Maluf pediu votos em uma entrevista concedida ao UOL. De acordo com o relator do processo, desembargador Mathias Coltro, a Lei Eleitoral não veda entrevistas de pré-candidatos, desde que não haja pedido de votos; mas, segundo ele, o deputado ?ultrapassou os limites estabelecidos pela legislação eleitoral, na medida em que se apresenta como candidato, declina o número pelo qual irá concorrer, com expresso pedido de voto, além de se qualificar ?um bom candidato?, transmitindo a ideia de sua aptidão ao exercício do cargo público?.

Ainda de acordo com o magistrado, não ?se trataria de mera brincadeira para quebrar o clima tenso estabelecido pelo assunto da reportagem?, como alegado pela defesa de Maluf. ?Se houve gracejo, foi, na realidade, um deboche com a própria Justiça Eleitoral.?

De acordo com o TRE, cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria do parlamentar afirmou que ele irá recorrer da condenação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES