SEÇÕES

Pena de Bolsonaro pode cair de 27 para 2 anos, diz relator do PL que Câmara votará

Câmara dos deputados leva a plenário o PL da Dosimetria, alternativa à anistia, que visa reduzir penas de condenados por atos golpistas de 8 de janeiro. Entenda as mudanças.

Deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e ex-presidente Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu levar ao plenário nesta terça-feira (9) o chamado PL da Dosimetria — proposta elaborada como alternativa ao projeto de anistia para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A iniciativa é relatada pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e tem como objetivo rever e reduzir penas impostas a envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. O texto altera dispositivos da Lei de Execução Penal e do Código Penal, promovendo mudanças significativas na forma como as punições devem ser calculadas.

Entre os pontos centrais, o substitutivo acaba com a soma de penas em casos de crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado e à abolição violenta do Estado Democrático de Direito, passando a aplicar a regra do concurso formal próprio, que impede o acúmulo de condenações. Com isso, segundo o deputado, a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro cairia para 2 anos e 4 meses.

O relator também cria normas específicas para situações ocorridas em “contexto de multidão”, com possibilidade de redução de até dois terços da pena.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também