Pesquisa revela cenário eleitoral em Timon nas eleições 2016; saiba

Alexandre Almeida lidera corrida eleitoral em Timon

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Jornal Estado do Maranhão apresentou uma pesquisa eleitoral na cidade de Timon (MA), que confirma a liderança do deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) na corrida pela Prefeitura Municipal de Timon.

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda. (com registro no Tribunal Regional Eleitoral no dia 22 deste mês), Alexandre Almeida aparece com 39,25% das intenções de votos, contra 31% do atual prefeito timonense, Luciano Leitoa (PSB), no principal cenário.

Ainda de acordo com a pesquisa, a terceira colocada na corrida é a ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim – que comandou a Prefeitura do município entre 2008 e 2012. Ela tem, segundo o levantamento, 15% das intenções de voto. A pesquisa mostrou ainda que, do total das pessoas entrevistadas, 6,25% não sabem ainda em quem votar ou não souberam opinar. Outras 8,5% pessoas votariam nulo ou em branco.

Num segundo cenário montado pelo instituto de pesquisa, com apenas dois candidatos, Alexandre Almeida também lidera a disputa de votos. Ele aparece com 50,5% da preferência do eleitorado, uma vantagem expressiva sobre o prefeito Luciano Leitoa, que, neste contexto, aparece com apenas 34,25% das intenções de voto. Neste cenário, 7,25% das pessoas não souberam ou não opinaram e outros 8% votariam nulo ou em branco.

Em um terceiro cenário, sem a presença de Alexandre Almeida, o atual prefeito da cidade de Timon venceria hoje as eleições somente numa disputa direta com a ex-prefeita Socorro Waquim. Nesse caso, Luciano Leitoa teria 46,75% dos votos, contra 28,5% da ex-prefeita. Neste contexto, outros 7,75% não souberam opinar e outros 17% simplesmente votariam nulo ou em branco.

No cenário de rejeição, a vantagem ainda é de Alexandre Almeida. De acordo com a pesquisa, 46,75% das pessoas entrevistadas não votariam na ex-prefeita, Socorro Waquim. Outros 33,5% não votariam no atual prefeito, Luciano Leitoa. Neste cenário, Alexandre Almeida tem a menor rejeição popular, com apenas 13,5% das pessoas que declararam que não votariam no pré-candidato.

A pesquisa eleitoral foi realizada na própria cidade de Timon e envolveu 400 entrevistados. A margem de erro é de 4,8%, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE com o número MA 03135/2016.

A pesquisa reflete o panorama político na cidade de Timon, após uma série de denúncias contra a administração pública. Entre as denúncias, o escândalo – revelado por O Estado – em que uma servidora da administração da Prefeitura foi descoberta recebendo indevidamente valores oriundos do Programa Bolsa Família. Na ocasião, a fraude foi negada pela Prefeitura. No entanto, a servidora foi exonerada de suas funções, no dia 11 deste mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES