O Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, manifestou-se de forma favorável ao pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para que o ex-presidente seja transferido da sede da Polícia Federal, em Brasília, onde está preso, e internado na quarta-feira (24) para a realização de uma cirurgia.
Procedimento cirúrgico
Bolsonaro deverá passar por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral. De acordo com a Polícia Federal, o procedimento é considerado eletivo, ou seja, não é de urgência, mas é necessário para evitar o agravamento do quadro clínico.
Manifestação oficial da PGR
Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PGR afirmou que não se opõe ao deslocamento do ex-presidente para o Hospital DF Star, nem à presença de acompanhantes indicados pela defesa.
“A Procuradoria-Geral da República não se opõe aos pedidos de condução do apenado Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star em 24.12.2025 para a realização de exames preparatórios para posterior cirurgia em 25.12.2025”, diz o documento.
Decisão cabe ao STF
A manifestação da PGR foi apresentada nesta terça-feira (23), após o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, encaminhar o pedido da defesa para análise. Cabe a Moraes autorizar qualquer saída de Bolsonaro da prisão para a unidade hospitalar.
Perícia confirmou diagnóstico
O ministro já havia autorizado a realização da cirurgia após a Perícia da Polícia Federal confirmar o diagnóstico apresentado pela equipe médica do ex-presidente. Ainda nesta terça-feira, Moraes solicitou que a defesa informe os nomes dos profissionais responsáveis pela cirurgia no hospital indicado.