SEÇÕES

Piauí ainda tem 200 mil famílias elegíveis para Gás do Povo e Luz do Povo; programas são lançados

Atualmente, o Luz do Povo atende 567.318 famílias, enquanto o Gás do Povo beneficia 208 mil famílias em todo o estado.

Gás do Povo e Luz do Povo são lançados em evento no Piauí. | Foto: Jade Luara/MeioNews
Siga-nos no

O Governo do Piauí lançou, nesta sexta-feira (31), os programas Luz do Povo e Gás do Povo, durante evento realizado no Centro de Convenções de Teresina. A solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa busca mobilizar equipes municipais para intensificar a busca ativa de famílias que ainda podem ser beneficiadas, ampliando o acesso aos programas sociais.


Expansão dos benefícios sociais

Atualmente, o Luz do Povo atende 567.318 famílias, enquanto o Gás do Povo beneficia 208 mil famílias em todo o estado. Ainda existem cerca de 200 mil famílias elegíveis que podem ser contempladas pelo programa de energia.

Os programas são voltados para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família, cuja renda per capita é de até R$ 218.

Durante o evento, as equipes municipais receberam orientações sobre como localizar e cadastrar famílias que têm direito aos benefícios, garantindo que mais piauienses possam ser incluídos nas políticas sociais.


Parceria e articulação institucional

O lançamento é resultado da parceria entre o Governo do Piauí, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Equatorial Energia, fortalecendo a integração entre os poderes federal, estadual e as empresas concessionárias.

O governador Rafael Fonteles destacou a relevância dessa cooperação e a eficiência do Piauí na execução de políticas públicas.

Muito importante a parceria com o Governo Federal, cada vez mais aprofundada dentro desses programas inúmeros que o presidente Lula lança. O Piauí costuma ser um bom exemplo de execução dessas políticas.
Aqui nós temos dois grandes exemplos, o Luz do Povo e o Gás do Povo, que certamente o Piauí vai fazer o dever de casa para garantir que as famílias que têm o direito de receber esse benefício, rapidamente sejam identificadas, para que a gente possa cumprir a parte burocrática, para que essas famílias consigam usufruir também desse benefício tão importante, que vão chegar aí a mais de 50 milhões de brasileiros.
E claro que aqui no Piauí, nós vamos demonstrar junto com as nossas secretarias e com o apoio dos ministérios, a boa execução dessa política pública tão importante para quem mais precisa.


Programas ampliam poder de compra das famílias

O ministro Wellington Dias ressaltou o impacto positivo dos programas, que garantem o acesso gratuito ou subsidiado a bens essenciais, como gás e energia elétrica, gerando alívio no orçamento das famílias de baixa renda.

São dois programas muito potentes. O Gás do Povo, queremos alcançar até março do próximo ano 15 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Nós temos um programa hoje que atende com um voucher, mas como o preço do gás varia de lugar para lugar, a pessoa tinha que completar. Agora não, recebe o botijão de gás. Então, seja qual for o valor, ali é garantido o pagamento desse valor. Através de um aplicativo, para quem tem o smartphone, e para quem não tem, através do cartão do Bolsa Família ou de um cartão liberado pela Caixa Econômica. E aqui, Ministério das Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento Social, juntamente com Caixa Econômica, Dataprev, municípios e governo do Estado, queremos fazer chegar o benefício. Estamos começando pela Grande Teresina e haverá um processo de ampliação das bases de distribuição para alcançar cada município.

O ministro também explicou que o Luz do Povo assegura gratuidade total da energia para quem consome até 80 kWh e desconto parcial para quem consome até 120 kWh.

Isso significa, nos dois programas, mais dinheiro no bolso da população, que antes pagava o gás ou a conta de energia, e agora pode usar esse valor para comprar mais alimentos e atender outras necessidades.
É uma política energética combinada com sustentabilidade ambiental, beneficiando aproximadamente 15 milhões de brasileiros.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também