Piauí é o segundo do país em investimentos

Ao todo, 6% da receita do Estado foi para investimento, índice só é maior no Ceará

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados exclusivos obtidos junto a Secretaria do Tesouro Nacional, referentes ao quinto trimestre de 2019, mostram que o Piauí possui o segundo maior patamar de investimentos na comparação com os demais Estados brasileiros. O levantamento aponta que as despesas aplicadas em investimentos em solo piauiense chegam a 6% sobre a Receita Corrente Líquida (RCL), na maioria dos entes federativos, o indicativo fica entre 1% e 3%. Apenas o Ceará possui índice superior: 7%. Outros três Estados aparecem empatados com o Piauí na segunda posição, são eles: Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Na descrição dos gastos do Piauí, 66% é com pessoal e encargos sociais; enquanto 26% com custeio e 10% com serviço da dívida. O Estado ultrapassa a margem de 100%, o que pode apontar para um déficit no final do ano.

Após o Piauí, outros entes que se destacam com um bom indicativo de despesas com investimento, são: Alagoas e Distrito Federal. Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e Rio Grande do Sul surgem na outra ponta como os entes com a menor descrição de despesas para investimentos, apenas 1%.

Diante desse indicativo, é importante ressaltar que há cerca de três anos, o Executivo sancionou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estipula um limite de despesas primárias aos Poderes por dez anos no Piauí, com a medida, a perspectiva é que os investimentos continuem crescendo e a meta é que superem 10% da receita. Para se ter uma ideia, em 2015 com os graves efeitos da crise o proporção de recursos destinadas aos investimentos foi de somente 3,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES