Piauí fecha 2015 com balanço financeiro equilibrado

O Piauí o ano de 2015 foi marcado pelas melhorias nos processos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí fecha o ano com equilíbrio financeiro considerado prudente e com capacidade para a aquisição de recursos para operações de créditos e convênios, segundo informações presentes no Relatório de Gestão 2015 da Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí (Seadprev).

O secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, ressalta que apesar da crise financeira e política que o Brasil está vivendo, no Piauí o ano de 2015 foi marcado pelas melhorias nos processos internos e que está ocorrendo uma evolução gradativa na administração pública.

Para Franzé Silva, o cumprimento prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal exigiu uma readequação na máquina administrativa, com foco em organização, economicidade, modernização e agilidade. “Para manter esse equilíbrio nas contas do Estado, diante dos elevados custos de uma máquina estatal, foi intensificado o monitoramento das despesas integrantes do custeio mensal e também criadas superintendências importantes para a máquina administrativa: Licitação, Gestão de Gastos e Previdência Social que possibilitaram clareza nos contratos, ordenamento de despesas e o resgate da política de fortalecimento de regime de previdência”, disse.

Neste contexto, o Sistema de Monitoramento das Ações Estratégicas do Governo (Simo), uma ferramenta que possibilita identificar os problemas e ameaças existentes na execução das ações estratégicas do Governo tem possibilitado que os gestores tomem as providências ou faça os ajustes necessários para a garantia da entrega das ações conforme o planejado. “Neste ano, 17 foram homologados e publicados na Seadprev, além de adesões em ata e procedimentos licitatórios que trouxeram economicidade para a gestão pública”, explica.

Folha


A administração da folha de pessoal tem sido um dos maiores desafios para conseguir manter as finanças do Estado equilibradas, no limite considerado prudente, o que também tem sido um grande desafio para outros estados, pois no quadro nacional, por exemplo, seis estados e o Distrito Federal estão fechando o ano acima do limite de alerta e oito acima do limite prudencial.

“Entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, a folha de pagamento teve um acréscimo de  8,92% equivalente a R$ 26.573.890, sendo que o valor de 25.830.917,49 está vinculado às de leis de planos de cargos aprovados em gestões anteriores e não pagas, ou decorrente de parcelamentos, e também a elevação ao piso do magistério. Estamos tendo todo o cuidado para não ultrapassar esse limite financeiro, por isso anunciamos o cronograma de nomeações dos aprovados em concurso público para 2016. Ao todo, mais de 700 profissionais vão ser chamados para assumir cargos - por direito - no Governo Estadual”, explica.

2016


O governador Wellington Dias revelou que está otimista em poder anunciar, no fim de 2016, a realização de novos concursos públicos, além de fazer contratações importantes e necessárias para propiciar maior eficiência na prestação de serviços dos diversos órgãos à população.

“Essa prudência nos atos administrativos tem também a finalidade de manter a tabela de pagamento. O Governo vai cumprir a tabela elaborada e divulgada desde o início do ano e o 13º será pago até o dia 17 de Dezembro. Também, já anunciamos para o ano que vem até 2017. A intenção é que todos os servidores possam receber em 2017 até o quinto dia útil, o prazo ainda elástico em 2016 foi por cautela devido ao cenário econômico” explica.

Recadastramento


Dos 99.012 servidores, foram recadastrados 93.072 o que representa 94% dos convocados, sendo ativos, inativos, pensionistas, comissionados exclusivos, contratos temporários e prestadores de serviços.

Segundo o secretário Franzé Silva, a finalidade do recadastramento não foi economizar recursos financeiros e, sim, de utilizar melhor os recursos financeiros do Estado e reconhecer os servidores que se qualificaram mais. “O Estado ganha em qualidade e quantidade de serviços, contribuindo de uma forma a atender melhor aos interesses do cidadão”, destacou o gestor.

Qualificação


A Qualificação do funcionalismo público também pode ser observada no desempenho da Escola de Governo que em 2016. Segundo o secretário mais 422 pessoas foram capacitadas nos cursos de informática e de gestão. Foram realizadas especializações, nas áreas de gestão publicam gestão de Pessoas, Auditoria e Controle no Serviço Público, Defesa Sanitária Vegetal, Defesa Sanitária Animal, em parceria com a Uespi, Fundação Agenge para Desenvolvimento do Agronegocio e Meio Ambiente, Sociedade de Medicina Veterianária da Bahia. Além de diversos programas que visam a elevação da escolaridade do servidor, a qualificação, o bem estar e melhor prestação de serviços à população.

“Estamos realizando uma gestão pública com planejamento, eficiente e transparente focado nos mais de 90 mil servidores e nos mais de 3 milhões e 200 mil piauienses que dependem direta e indiretamente do bom funcionamento da máquina administrativa” conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES