Nesta quarta-feira (21), o Governo do Piauí deu mais um passo rumo à integração entre educação e tecnologia. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra, localizado no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina, foi entregue à comunidade completamente renovado. A unidade recebeu investimentos de R$ 2,8 milhões para obras de reforma, ampliação e modernização.
Com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário de Educação, Washington Bandeira, a solenidade marcou também o anúncio de uma novidade promissora: até o fim de 2025, todas as escolas públicas do ensino médio no estado contarão com salas de Saúde Digital, garantindo acesso gratuito a consultas via telemedicina em 13 especialidades para estudantes, professores e familiares.
Educação integral e profissionalizante
A escola, que atende 254 alunos do Ensino Médio em Tempo Integral, ganha protagonismo com cursos técnicos em Administração, com foco em empreendedorismo, e Programação de Jogos Digitais. A proposta pedagógica integra o ensino regular à formação profissional, aproximando os jovens do mercado de trabalho e da inovação tecnológica.
O espaço foi totalmente reestruturado para proporcionar um ambiente mais adequado ao novo modelo de ensino. A unidade passa a contar com sete salas de aula climatizadas, laboratórios de Ciências e Informática, biblioteca, refeitório climatizado, vestiários, quadra poliesportiva coberta, além da sala do Programa Saúde Digital, voltada para o acompanhamento da saúde física e emocional dos alunos.
Infraestrutura de excelência
Durante a entrega, o governador destacou a qualidade da nova estrutura:
"Mais uma escola da rede estadual que atinge o máximo padrão de qualidade para potencializar a parte pedagógica. Passa a ter um laboratório de informática de alto padrão, laboratório de Química, Física e Biologia, quadra poliesportiva coberta, a sala de inovação para ensino de robótica e inteligência artificial, climatização do refeitório", afirmou Rafael Fonteles, reforçando ainda que a escola está entre as melhores da rede e que os profissionais já receberam o 14º salário.
Saúde na escola: inovação que cuida
Um dos principais destaques da reestruturação foi a implantação da sala do Programa Saúde Digital, que será replicada em todas as escolas estaduais de ensino médio. A iniciativa é pioneira e busca garantir suporte psicológico e clínico dentro do ambiente escolar.
"Vamos colocar até o final do ano em todas as nossas escolas do ensino médio, para que os nossos estudantes, profissionais da educação, pais, tenham consultas gratuitas com a nossa telemedicina em 13 especialidades", anunciou o secretário Washington Bandeira.
Ele ainda celebrou os avanços estruturais e pedagógicos da unidade:
"Mudou muita coisa. A escola agora tem todos os espaços para o desenvolvimento, a educação integral dos nossos estudantes. Os nossos estudantes terão maiores e melhores oportunidades para conquistar seus sonhos e objetivos".