PIB do Piauí aumentou 80% desde 2003

O Produto Interno Buto (PIB) do Piauí registrou um crescimento de 6,7% em 2009 em comparação com 2008.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Produto Interno Buto (PIB) do Piauí registrou um crescimento de 6,7% em 2009 em comparação com 2008. A porcentagem representa R$ 907 milhões a mais na soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Estado. Ao todo foram alcançados R$ 15.654 milhões. As estimativas foram anunciadas ontem pelo governador Wellington Dias e o presidente da Fundação Cepro (Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí), Oscar de Barros.

De acordo com Oscar, o crescimento do comércio e da construção civil piauiense são os principais responsáveis pelo bom desempenho do PIB no ano passado. ?Foram dois setores que alavancaram e economia do Estado, apesar de ainda estarmos nos recuperando dos efeitos da crise econômica mundial. Estamos em uma situação confortável perante os dados do Brasil e do Nordeste?, avalia.

Para o presidente da Cepro, a tendência é que o ritmo de desenvolvimento econômico seja aumentado nos próximos anos, com a instalação de grandes indústrias no Piauí, como a Suzano e a Vale do Rio Doce. ?Em cinco anos estaremos no topo de todos os Estados nordestinos, ultrapassando Ceará e Rio Grande do Norte, por exemplo?, acredita Barros.

Mesmo com a seca observada este ano no semi-árido piauiense, Oscar pondera que o agronegócio tem o menor peso na medição do PIB. ?O maior destaque está para a indústria e comércio?, diz, lembrando que a meta da administração estadual é superar os últimos números. No período de 2003 a 2009, o PIB variou 36,7%. O valor alcançado em 2009, em termos monetários, é 80,63% superior ao de 2003, o primeiro ano do governo Dias. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES