Planalto confirma que Zelensky vai se reunir com Lula; veja data do encontro

Em maio, Zelensky tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou conflitos de agenda

Avalie a matéria:
Planalto diz que Zelensky vai se reunir com Lula | Reprodução

O presidente Lula (PT) propôs e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky aceitou um encontro face a face entre os dois em Nova York. O compromisso está agendado para a tarde de quarta-feira (20), após a reunião de Lula com o presidente americano Joe Biden. A informação foi repassada para a jornalista Julia Duailibi, do G1.

Caso se concretize, esta será a primeira reunião privada entre Lula e Zelensky. Embora os líderes do Brasil e da Ucrânia tenham mantido uma conversa por telefone em março, o encontro presencial ainda não havia ocorrido. 

Em maio, Zelensky tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou conflitos de agenda que impossibilitaram o encontro na ocasião.

O encontro está previsto para ocorrer no hotel onde o presidente Lula está hospedado em Nova York, onde ele participa da Assembleia Geral da ONU. A disponibilidade de espaço na agenda para a reunião foi confirmada por Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado e membro da comitiva de Lula nos Estados Unidos, no domingo (17). 

A novidade agora é tanto a oferta de Lula quanto a aceitação de Zelensky para a realização da reunião na quarta-feira à tarde.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES