SEÇÕES

Portugal elege António José Seguro como novo presidente com 95% dos votos apurados

Com 95% dos votos apurados, o candidato do Partido Socialista tem 66% dos votos válidos contra 34% de André Ventura, do partido de extrema direita Chega.

Portugal elege António José Seguro como novo presidente | Foto: Reprodução/Instagram
Siga-nos no

António José Seguro, do Partido Socialista, é o novo presidente de Portugal após vencer o segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (8).

Vitória confirmada no segundo turno

Segundo a agência de notícias Reuters, com 95% dos votos apurados, o candidato de esquerda obteve 66% dos votos válidos, contra 34% de André Ventura, do partido de extrema direita Chega. Os dois disputaram a etapa final do pleito presidencial.

Duas pesquisas de boca de urna, divulgadas após o fechamento das urnas — às 19h no horário local (16h em Brasília) — também apontaram a vitória de Seguro, com percentuais entre 67% e 73%, enquanto Ventura ficou entre 27% e 33%.

Discurso e reação do vencedor

Após a confirmação do resultado, António José Seguro celebrou a vitória diante da imprensa.
“A resposta que o povo português deu hoje, o seu compromisso com a liberdade, a democracia e o futuro do nosso país, deixa-me naturalmente comovido e orgulhoso da nossa nação”, afirmou.

Pesquisas de intenção de voto divulgadas nas últimas semanas já indicavam a vantagem de Seguro, impulsionada principalmente pelo alto índice de rejeição de seu adversário, que chegava a cerca de 60% do eleitorado.

Perfil de António José Seguro

Com 63 anos, António José Seguro é um político socialista de longa trajetória. Durante a campanha, adotou um discurso moderado, defendendo cooperação com o governo minoritário de centro-direita e rechaçando as retóricas anti-establishment e anti-imigração de André Ventura.

A postura conciliadora rendeu a Seguro o apoio de lideranças políticas tradicionais, tanto da esquerda quanto da direita, interessadas em conter o avanço do populismo no país.

Extrema direita mantém crescimento

Apesar da derrota, André Ventura, de 43 anos, segue em ascensão política. O crescimento de seu apoio e do partido Chega reflete a expansão da extrema direita em Portugal e em diversos países da Europa.

No ano passado, o Chega tornou-se a segunda maior força parlamentar portuguesa, ultrapassando os socialistas e ficando atrás apenas da aliança governante de centro-direita, que obteve 31,2% dos votos.

Sistema político português

O Poder Executivo de Portugal é dividido entre presidente da República e primeiro-ministro, dentro do sistema de semipresidencialismo. O primeiro-ministro é responsável pela gestão cotidiana do governo, enquanto o presidente exerce um papel mais institucional e representativo, com poder de intervenção em momentos específicos.

Fim da era Marcelo Rebelo de Sousa

O cargo de presidente vinha sendo ocupado há quase uma década por Marcelo Rebelo de Sousa, político de centro-direita, conhecido por seu perfil conciliador e por conduzir o país durante sucessivas crises políticas. Se quiser, posso adaptar o texto para versão mais curta, linha de hard news, ou análise política.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também