Prefeito Firmino autoriza mais de mil progressões à professores

Concessão da progressão funcional é para cerca de 1.300 professores

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho autorizou a concessão da progressão funcional de cerca de 1.300 professores da rede municipal de ensino. Estes profissionais já haviam entrado com o pedido de mudança de nível junto à Secretaria Municipal de Educação (Semec). Agora, cabe à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sema) tramitar os processos obedecendo os critérios de recebimento dos mesmos. Logo em seguida, os processos serão enviados à Secretaria Municipal de Governo (Semgov) para emissão de ato (portaria) do chefe do Executivo municipal.

Terão direito ao benefício, diretores, pedagogos e professores da Rede Municipal de Ensino de Teresina e as progressões começarão a ser pagas já a partir deste mês. A Prefeitura de Teresina concedeu, nos últimos anos, 2 mil progressões para o pessoal do magistério. A mudança de nível está prevista no Plano de Cargos, Carreiras e Salários como forma de valorizar gradualmente o trabalho dos profissionais, concedendo acréscimos a cada nível alcançado. O aumento será de 5% a 10%, respeitando os critérios previstos por lei.

Segundo o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, todos os processos já foram encaminhados da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para a Secretaria Municipal de Administração (Sema), de onde sairão as folhas de pagamento já com o benefícios. “Mesmo em um ano de crise, a preocupação do Prefeito é investir na educação de Teresina. Além dos salários pagos em dia, o aumento é real, com a porcentagem da progressão e o reajuste de 11,36% retroativo a janeiro”, afirma Montezuma.

De acordo com o supervisor de Pessoal da Sema, Lyndon Johnson Dantas, as progressões serão concedidas gradativamente. "Os processos serão despachados conforme a ordem de chegada à Sema. Os professores devem aguardar e observar as publicações do Diário Oficial do Município, pois as mudanças de nível serão concedidas, em breve, através de portarias coletivas ou individuais", ressalta.

Já o secretário de Administração e Recursos Humanos, Paulo Dantas, pontua que esta autorização reforça o compromisso do prefeito de Teresina, Firmino Filho, em valorizar a carreira dos servidores municipais. "A progressão funcional é um direito do servidor, previsto no Estatuto do Magistério. Este benefício reconhece o trabalho dos profissionais da área e os incentivam a trabalhar em prol da nossa cidade", pondera.

Segundo a Supervisão de Pessoal da Sema, após a concessão de todas as progressões já homologadas, o impacto financeiro na folha de pagamento da Prefeitura de Teresina será em torno de R$ 360 mil por mês. Vale ressaltar que, conforme o Estatuto do Magistério, o professor pode pedir sua primeira progressão três anos após sua admissão na rede municipal de ensino. Depois, as progressões acontecem a cada dois anos, mediante solicitação e avaliação de uma comissão da própria Semec.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES