O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta terça-feira (6) que os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em decorrência de fraudes serão ressarcidos diretamente por meio do benefício.
"Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco", afirmou em entrevista à CBN.
Segundo Waller, os aposentados e pensionistas devem receber o recurso pela mesma conta onde é depositado o benefício previdenciário.
"Da mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade", ponderou.
O presidente do INSS alertou para golpes em que criminosos se passam por servidores do órgão para enganar aposentados, prometendo devolver valores descontados indevidamente. Segundo Gilberto Waller Júnior, o plano de ressarcimento está na fase final e deve ser apresentado na próxima semana. Ele afirmou ainda que o presidente Lula pediu agilidade, mas os pagamentos ainda não começaram.
A investigação sobre a fraude no INSS aponta que entidades sindicais cadastravam aposentados sem autorização e descontavam mensalidades indevidas dos benefícios. Estima-se que 4,1 milhões de pessoas tenham sido afetadas, com prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.