Projeto Viva o Semiárido encerra beneficiando 100 mil pessoas no Piauí

A conclusão do PVSA se dará entre os dias 1º e 12 de agosto de 2022.

Avalie a matéria:
Gestores discutem o Programa Viva o Semiárido | Divulgação

O encontro para o encerramento do Programa Viva o Seminárido (PVSA) foi realizado nesta quarta-feira (4), no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). O PVSA é um projeto de desenvolvimento para redução da pobreza e extrema pobreza, que beneficiou cerca de 100 mil pessoas e incentivou diversas ações na região do semiárido do Piauí.

O Projeto Viva o Semiárido (PVSA) é fruto de uma parceria do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com o Governo do Estado do Piauí, que objetiva contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais da região do semiárido do estado, aumentando as principais atividades produtivas e fortalecendo a organização dos produtores locais.

“Estamos concluindo o projeto. Nós tivemos nove anos de execução de um programa de redução da pobreza rural no semiárido do Piauí, compreendendo 89 municípios e com 20 mil famílias beneficiadas, contando com aproximadamente 100 mil pessoas, com investimentos produtivos, mas também com ações de capacitação e formação de jovens, educação contextualizada e investimento em mais de 60 escolas rurais com sistemas agroecológicos. ”, apontou Hardi Vieira, Oficial de Programas do FIDA.

Gestores discutem finalização do Viva o Semiárido (Divulgação)

Áreas de abrangência

O projeto atua em cinco áreas do Piauí: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (23), Vale do Rio Canindé (17), Serra da Capivara (18) e Chapada Vale do Rio Itaim (16). Os investimentos do PSVA destinam-se a projetos voltados à apicultura, ovinocaprinocultura, caju, piscicultura, avicultura, currais produtivos, suinocultura, mandioca, irrigação e artesanato.

A conclusão do PVSA se dará entre os dias 1º e 12 de agosto de 2022. Para o encerramento oficial, o projeto sediará uma série de eventos destinados a apresentar as ações, investimentos, resultados e impactos nas áreas em que atua.

Na reunião estiveram presentes representantes das Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), da Fazenda (Sefaz) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Finalização do Programa Viva o Semiárido (Divulgação)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES