Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) pela Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, mostra que a maioria dos brasileiros não sabe que deputados e senadores têm R$ 50 bilhões em emendas parlamentares à disposição para destinar a obras e projetos em suas bases eleitorais.
Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados afirmaram desconhecer esse montante. Apenas 27% disseram ter conhecimento do recurso disponível para o Legislativo, enquanto 1% não respondeu.
Conhecimento sobre as emendas parlamentares:
Sabia: 27%
Não sabia: 72%
Não respondeu: 1%
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Emendas parlamentares dividem opiniões
O levantamento também apontou que 46% dos brasileiros são contra o direito dos parlamentares indicarem essas emendas. Por outro lado, 38% se mostraram favoráveis, enquanto 16% não souberam ou preferiram não responder.
Opinião sobre o direito às emendas:
Contra: 46%
A favor: 38%
Não souberam ou não responderam: 16%
Percepção negativa sobre o uso das emendas
A pesquisa revelou ainda uma visão majoritariamente crítica em relação ao uso dessas verbas: 82% dos entrevistados acreditam que os recursos são desviados ou envolvidos em corrupção. Apenas 9% afirmam que as emendas chegam efetivamente aos municípios, e outros 9% não souberam ou não quiseram responder.
Destino das emendas, segundo a população:
São desviadas / alvo de corrupção: 82%
Chegam às cidades: 9%
Não souberam ou não responderam: 9%