A Quaest divulga nesta semana a primeira pesquisa eleitoral para a Presidência da República em 2026 sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A divulgação está marcada para quinta-feira (18).
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, também não trará os nomes da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) nem do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Flávio Bolsonaro será o único representante da família
De acordo com a consultoria, o único nome da família Bolsonaro incluído na pesquisa será o do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que anunciou pré-candidatura à Presidência com o aval do pai, conforme entrevistas concedidas na última semana.
“A pesquisa não incluirá os nomes de Jair, Michelle e Eduardo Bolsonaro porque o ex-presidente escolheu o senador Flávio Bolsonaro para ser o candidato do PL na eleição de 2026”, informou a Quaest.
Outros temas abordados na pesquisa
Além do cenário eleitoral para 2026, a Quaest também irá divulgar a opinião dos eleitores sobre outros temas relevantes, entre eles:
Avaliação do governo Lula (PT), com divulgação prevista para quarta-feira (17);
PL da Dosimetria, que pode beneficiar envolvidos na trama golpista e nos ataques de 8 de janeiro;
Indicação de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF);
Percepções sobre a economia.
Pesquisa com deputados federais
No último dia 12 de dezembro, a Quaest divulgou uma pesquisa realizada com deputados federais em exercício. O levantamento indicou que a avaliação do governo Lula entre os parlamentares melhorou em relação à pesquisa anterior, feita em junho.
O estudo também mostrou que os deputados deixaram de apontar a oposição como favorita para vencer a eleição presidencial de 2026. Foram entrevistados 167 deputados federais, de um total de 513, entre os dias 29 de outubro e 11 de dezembro.