O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (18) que, na prática, quem comanda o país é o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro também declarou ter convicção de que será condenado no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
O poder do Supremo é enorme. O Supremo perdeu a mão. Quem comanda o Brasil é o Alexandre de Moraes, disse em entrevista à Reuters.
O ex-presidente também afirmou nunca ter cogitado deixar o Brasil e que o processo contra ele é meramente político.
Não é um processo normal, eles querem me tirar, de vez, do jogo político. Eu sou o único que pode ganhar do Lula, disse.
OPERAÇÃO
Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão nesta sexta-feira (18) e obrigado a usar tornozeleira eletrônica por decisão do ministro Alexandre de Moraes, que o acusa de agir de forma ilícita, com apoio do filho Eduardo, para pressionar o STF por meio de interferência estrangeira.
Réu por tentativa de golpe para impedir a posse de Lula, Bolsonaro é investigado por possível obstrução de justiça. A PGR já pediu sua condenação, e o julgamento no STF deve ocorrer em setembro. A pena pode ultrapassar 40 anos.