Quem desponta como favorito a ser indicado por Lula para o tribunal que julgará Moro

O julgamento em questão pode levar à cassação do mandato do senador por abuso de poder na eleição de 2022

Avalie a matéria:
Lula e Sergio Moro | Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está diante de uma decisão crucial: nomear o próximo integrante do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), movimento determinante para iniciar o julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) por abuso de poder na eleição de 2022. Embora a escolha final ainda não tenha sido oficializada, o favorito para a vaga é José Rodrigo Sade, que atuava na Corte como substituto até o final de janeiro.

A lista tríplice, composta também por Roberto Aurichio Junior e Graciane Aparecida do Valle Lemos, foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (1º).

José Rodrigo Sade ocupava o cargo de responsável pelo setor Contencioso Estratégico no escritório De Figueiredo Demeterco & Sade Sociedade de Advogados. Possui pós-graduação em Direito Contemporâneo pela Universidade Federal do Paraná e foi aluno ouvinte da Harvard Law School. Sade assumiu como substituto no TRE-PR, na classe de juristas, em janeiro de 2022, juntamente com Aurichio Junior.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná só iniciará os julgamentos das ações contra Moro após a oficialização da nomeação por parte de Lula. Segundo o regimento interno, decisões que possam levar à cassação de registro ou à perda de diploma só podem ser tomadas com a presença de todos os integrantes do tribunal.

O indicado por Lula ocupará a vaga deixada por Thiago Paiva dos Santos, cujo mandato encerrou-se em janeiro. A data para a formalização da nomeação pelo presidente ainda não foi definida, assim como o início dos trabalhos para o julgamento do ex-juiz da Lava Jato no TRE-PR.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES