O município de Altos vivenciou nesta quarta-feira (30) um marco na educação pública estadual. O governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, entregaram a reforma e ampliação do CETI Afonso Mafrense, escola que passou por uma completa modernização e agora integra a política de universalização das escolas em Tempo Integral no Piauí.
Escola histórica, estrutura renovada
Fundado em 1951, o tradicional colégio localizado a 41 km de Teresina teve sua estrutura totalmente transformada, preservando a fachada original, mas recebendo mais de R$ 4,5 milhões em investimentos. O espaço agora conta com salas climatizadas, oito novas salas de aula, laboratórios de ciências e informática, quadras esportivas, refeitório, vestiários e salas especializadas, como a de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Mediação Tecnológica e um espaço exclusivo do Programa Saúde Digital.
Educação técnica com base sólida
O novo CETI atende atualmente 195 estudantes, do 9º ano ao Ensino Médio, todos inseridos na jornada em tempo integral. Além do currículo regular, os alunos têm acesso a cursos técnicos em Artesanato com ênfase em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Sistemas, o que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho desde cedo.
“Será mais uma entrega que reforça nossa política de transformar vidas. Ao investir em escolas de Tempo Integral e na formação técnica, o governador Rafael Fonteles reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, que abre portas, gera oportunidades e prepara os jovens para o futuro”, destacou o secretário Washington Bandeira.
Nova escola, novo tempo
O secretário também enfatizou que o investimento vai além da infraestrutura: "Estão passando por obras, aqui um investimento de mais de R$ 4,5 milhões para deixar essa escola histórica, como eu disse, no padrão ouro, com todos os espaços do tempo integral. E na parte pedagógica, a revolução também está acontecendo...". Ele celebrou ainda a evolução dos índices de aprendizagem: "Já saltamos de nono para quarto no Brasil, quarta melhor educação do Brasil, primeira melhor educação... do Nordeste. Estamos rumando muito forte e de forma muito acelerada ao primeiro lugar do Brasil."
Mais vagas e mais qualidade
Segundo Bandeira, a melhoria na estrutura também gera mais procura: “Uma escola com padrão ouro, com a estrutura completa do tempo integral, acaba tendo mais demanda de matrículas...”. Ele garantiu que haverá esforço para atender a essa demanda, ampliando o acesso à comunidade: “Vamos capacitar aqui com o nosso diretor, para que as pessoas que querem acessar aqui o CETI Afonso Mafrense tenham esse acesso à educação.”
Infraestrutura e futuro
Para o governador Rafael Fonteles, a obra representa mais um passo na busca por uma educação de excelência no Piauí:
"Queremos alcançar o primeiro lugar do Brasil. Nós já estamos na quarta posição no Brasil, no ensino médio, no IDEB do ensino médio. Mesmo no ensino fundamental, nós já estamos entre os 10 do país."
Fonteles destacou que o desempenho está diretamente ligado ao investimento em espaços qualificados:
“Com a infraestrutura melhor, com internet de alta velocidade, com os laboratórios, com a biblioteca, com os espaços desportivos, a aprendizagem também melhora. Por isso que a gente fica muito feliz com cada entrega que a gente faz de uma nova escola reformada, ampliada, modernizada...”
Meta ousada
O governador concluiu com uma promessa: “As escolas que ainda não estão reformadas, ampliadas, pode ter certeza que a gente vai estar empregando nos próximos meses... para a gente ter todas, ao final do nosso mandato, com esse padrão que nós já temos em pelo menos 300 escolas do estado.”