Com a aproximação do período eleitoral, discursos sobre a importância do voto consciente são cada vez mais recorrentes. Na última segunda-feira (09), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), destacou os papéis dos parlamentares para a sociedade e reforçou a necessidade de analisar os trabalhos prestados pelos candidatos.
O discurso aconteceu durante o evento de apresentação do panorama de ações, obras e investimentos na infraestrutura do estado, onde oito órgãos estaduais estiveram reunidos apresentando seus resultados.
“72% da população não lembra, um ano depois, em quem votou. Isso é muito grave, porque se hoje o deputado, o senador tem papel relevante na execução orçamentária, isso já era importante antes, quando o papel era fundamentalmente votar as leis, você imagina agora. Então cada voto de confiança que a pessoa for dar tem que estar relacionado realmente com as entregas que aquele político fez naquela comunidade”, disse em um trecho da fala.
O governador também fez um alerta à população sobre a importância do voto para os cargos do Legislativo, como deputados estaduais e federais, defendendo que haja uma avaliação criteriosa do desempenho desses representantes.
“Eu faço aqui também esse alerta à população em geral, da importância do voto para os membros do Legislativo, para deputados estaduais, deputados federais. É muito importante que também haja uma avaliação, assim como lá para o governo, para a prefeitura e para a Presidência da República, sobre a real entrega que aquela pessoa fez para aquele município, para aquela comunidade”, completou.
Fonteles ressaltou que o eleitor deve observar as ações concretas realizadas pelos parlamentares antes de decidir o voto, considerando os impactos diretos para a população e para os municípios.