Ao desembarcar em Belém (PA) para participar da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), nesta segunda-feira (10 de novembro), o governador Rafael Fonteles concedeu entrevista à TV Conecta Piauí, afiliada da TV Meio Norte, e enfatizou o papel do Brasil e do Nordeste na agenda ambiental global.
“Essa proteção da biodiversidade, dos biomas em geral, incluindo a floresta amazônica, é essencial para garantir realmente que a humanidade não pereça, não enfrente dificuldades ainda maiores do que nós estamos enfrentando, com vários exemplos de desastres em função das mudanças climáticas. Por isso, essa pauta que o presidente Lula já traz há muito tempo”, afirmou o governador.
Participação na abertura oficial da COP30
Rafael Fonteles representou oficialmente o Consórcio Nordeste e o bloco de governos subnacionais de todo o mundo na abertura da COP30, realizada em Belém. Ele participou na condição de representante da LGMA – Local Governments and Municipal Authorities Constituency, força-tarefa global reconhecida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) desde 1995, que dá voz a cidades, estados e autoridades locais nas negociações climáticas internacionais.
A plenária de abertura, que contou com a presença de líderes mundiais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcou o momento mais solene do evento. É nesse espaço que são definidas as diretrizes políticas e as ambições globais para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Nordeste assume protagonismo climático
Após a solenidade, Fonteles apresentou o posicionamento do grupo de governos subnacionais (LGMA) na plenária principal, destacando o papel estratégico do Nordeste brasileiro na liderança da transição ecológica no país e na consolidação de uma economia sustentável.
Coalizão Under2 e metas de descarbonização
Na sequência da agenda, o Consórcio Nordeste participou da coletiva de imprensa da Coalizão Under2, aliança internacional que reúne governos subnacionais empenhados em reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O encontro, realizado na Zona Azul da COP30, contou com a presença de Rafael Fonteles e dos governadores dos estados nordestinos.
Durante o evento, foi formalizada a assinatura de um memorando de entendimento com a Coalizão Under2, reforçando o compromisso dos estados do Nordeste com a neutralidade de carbono. O objetivo é alcançar emissões líquidas zero de CO² até 2050, ou antes, sempre que possível.
O acordo orienta os governos a reduzir as emissões de forma abrangente em todos os setores da economia, demonstrando que os entes subnacionais podem acelerar a resposta global à crise climática.