Uma série de ministros marcou presença na cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que ocorreu no auditório do Banco do Brasil, em Brasília. Entre os presentes estiveram os titulares das pastas da Fazenda, Fernando Haddad; do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
PARCERIA PARA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA
Durante a solenidade, foi firmado um Memorando de Entendimento entre o Consórcio Nordeste e o Ministério da Fazenda, visando fortalecer a agenda de Transformação Ecológica e consolidar a região como referência nacional em investimentos sustentáveis; Rafael deixou claro que quer a região no protagonismo nacional.
GESTÃO COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O novo presidente do Consórcio Nordeste assume a missão de fortalecer o papel da região no desenvolvimento do país. O objetivo central da gestão é combater as desigualdades históricas por meio da inovação, sustentabilidade e inclusão social. Em discurso após a posse, Rafael afirmou a importância das ações para o Nordeste.
É importante que o Consórcio Nordeste se junte com outros consórcios na defesa de uma pauta como os temas debatidos, entre eles os precatórios, que foram endereçados aos municípios, mas não foram endereçados aos estados. Por isso, que o Consórcio tem esse papel, de defesa dos interesses do Nordeste e de compartilhamento das práticas entre os estados e os ministérios do Governo Federal.
ASSEMBLEIA GERAL DISCUTE PRIORIDADES PARA 2025
Ainda nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, foi realizada a Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Nordeste. Na pauta destacou-se a reestruturação de subsecretarias e câmaras temáticas, a definição de prioridades para 2025, a agenda internacional da entidade e a apresentação de dados sobre financiamentos públicos federais na região.
RAFAEL FONTELES: PERFIL DO NOVO PRESIDENTE
Rafael Fonteles iniciou sua trajetória política como secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022), coordenando o Pró-Piauí, maior programa de investimento da história do estado, com foco em desenvolvimento social e econômico.
Em 2022, foi eleito governador do Piauí com a maior votação já registrada no estado. Sua administração tem como marca a ampliação do Pró-Piauí, atraindo investimentos privados e fortalecendo setores estratégicos como educação, saúde, infraestrutura e agricultura familiar.
Com 39 anos, Rafael é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Durante a juventude, foi premiado em Olimpíadas Internacionais de Química, Física e Matemática.
Seu mandato à frente do Consórcio Nordeste começou em 1º de janeiro e seguirá até 31 de dezembro de 2025.