Durante debate promovido pelo jornal O Globo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), discordou publicamente do colega de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre a condução das negociações do Brasil com os Estados Unidos diante do novo pacote tarifário americano. Para Fonteles, a atuação do Governo Federal tem sido firme e já mostra resultados concretos.
Ele destacou que a reação do Brasil tem surtido efeito e lembrou o recuo parcial dos Estados Unidos em relação à lista inicial de produtos que seriam taxados.
“Eu acredito que a postura do Governo Federal tem sido correta e tem gerado os efeitos no curto prazo. Veja que o presidente americano já recuou, colocou uma lista de quase 700 exceções. Em menos de duas semanas do anúncio, já recuou em 700 itens, que representam cerca de 41% do efeito inicial e já adiou por mais sete dias o início do tarifaço”, explicou.
↘️ DIÁLOGO DIPLOMÁTICO E PRESSÃO EMPRESARIAL
O governador do Piauí reforçou que há articulação diplomática em curso, coordenada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, e também por pressão do setor empresarial norte-americano.
“Temos mais tempo ainda para continuar esse diálogo que tem sido conduzido por um dos homens mais considerados no país como diplomata, que é o ministro da Indústria, Comércio e Serviços”, elogiou.
“Pelo que eu tenho acompanhado, esse diálogo tem acontecido, sim. Já foram várias reuniões. Não deve ter havido ainda o diálogo entre o presidente americano e o presidente brasileiro. Não sei quem que não está procurando, mas, pelo que eu conheço o presidente Lula, certamente ele está absolutamente disponível para dialogar”, pontuou Fonteles.
↘️ POSTURA FIRME E NÃO SUBSERVIENTE
Ao final de sua fala, Rafael Fonteles destacou que a estratégia brasileira deve manter a busca pelo entendimento sem abrir mão da firmeza na defesa dos interesses nacionais.