O Congresso Nacional derrubou nesta segunda-feira (17) vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que limitavam o crescimento de gastos públicos — entre eles, a correção do fundo partidário com base na inflação acumulada desde 2016, e não apenas a partir de 2023, como propunha o governo. A medida amplia em mais de R$ 160 milhões os recursos públicos destinados aos partidos.
A orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) era contrária ao aumento. Ainda assim, deputados e senadores votaram majoritariamente pela derrubada do veto presidencial.
Veja como votou cada deputado do Piauí
Na bancada piauiense da Câmara, foram 5 votos a favor da derrubada do veto, 4 contra e 1 abstenção. Todos os deputados do PT votaram pela manutenção do veto — o que significaria um fundo partidário menor. Já parlamentares de outras siglas, como PP, PSD e Republicanos, votaram para derrubar o veto - o que representa um aumento nos recursos partidários.
📊 Votaram pela derrubada do veto:
Castro Neto (PSD)
Jadyel Alencar (Republicanos)
Julio Arcoverde (PP)
Marcos Aurélio Sampaio (PSD)
Átila Lira (PP)
🟢 Votaram pela manutenção do veto:
Dr. Francisco (PT)
Florentino Neto (PT)
Flávio Nogueira (PT)
Merlong Solano (PT)
⚪ Absteve-se:
Júlio César (PSD)
Resultado final e impacto
Na Câmara, a derrubada do veto venceu por 334 votos contra 96, com 20 abstenções. No Senado, o placar foi de 52 a 5, com 3 abstenções.