Sem consenso, Rejane vai propor 31 novos cartórios em Teresina

A deputada estadual Rejane Dias (PT) disse que vai entregar na Comissão de Administração.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A audiência pública para discutir a situação dos cartórios de Teresina não obteve consenso entre os donos dos estabelecimentos e os representantes do Tribunal de Justiça, OAB-PI, Caixa e representantes de entidades comunitárias e da construção civil. O encontro aconteceu na tarde de ontem, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Rejane Dias (PT) disse que vai entregar na Comissão de Administração uma emenda que aumenta o número de cartórios em mais 31 unidades na capital e determina a descentralização dos serviços e a manutenção do concurso público para tabelião. O número possui 12 unidades a mais do que o projeto que iria ser aprovado na Comissão de Administração da Alepi, antes da deputada pedir vistas e negociar uma nova proposta com o TJ (autor da proposta inicial, que solicitava a criação de 36 cartórios em Teresina).

A emenda é resultado do entendimento entre o TJ, a OAB-PI, Caixa Econômica e a assessoria jurídica da deputada Rejane. Ela deve ser entregue na próxima semana para seguir sua tramitação até a aprovação no plenário.

O presidente da Associação dos Cartórios, Antônio Filho, declarou que a entidade concorda com o aumento e descentralização. Porém, declara que, por lei, a efetivação só pode acontecer quando houver vacância do serviço.

?Se não, vai haver uma insegurança jurídica?, completou.

Mas a deputada contra-argumenta: ?a proposta mantém os cartórios que já estão funcionando, inclusive a cumulação que eles possuem. Mas não impede de criarmos os novos serviços. Este projeto de lei já está com 30 anos para ser aprovado. O momento é agora?, completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES