Senado decide futuro político do presidente Renan Calheiros

Senado decide futuro político do presidente Renan Calheiros

Senado decide futuro político do presidente Renan Calheiros | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plen?rio do Senado vota nesta ter?a-feira o processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Nesse processo, o peemedebista ? acusado de usar laranjas para comprar um grupo de comunica??o em Alagoas.

O processo ser? analisado em sess?o aberta, mas a vota??o continua secreta. Na primeira parte da sess?o, o relator Jefferson P?res (PDT-AM) deve apontar os motivos pelos quais sugere a cassa??o do mandato de Renan. O pr?prio Renan pode se defender ou pode escalar um advogado para represent?-lo no plen?rio da Casa.

Os senadores apostam na absolvi??o de Renan j? que a vota??o ? secreta. Com a certeza da vit?ria, interlocutores do peemedebista acreditam que Renan n?o deve renunciar em definitivo ? presid?ncia da Casa nesta ter?a-feira.

Ele at? admite a possibilidade de renunciar, mas acredita que a decis?o deve ser tomada s? depois da vota??o da proposta que prorroga a CPMF (Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira) que deve ocorrer na quinta-feira. O argumento dele ? que a ren?ncia pode tumultuar a vota??o da CPMF.

No entanto, Renan n?o descarta renunciar ao cargo se perceber que pode sensibilizar alguns colegas com o seu gesto. O peemedebista disse a interlocutores que vai sentir o clima pol?tico da Casa para decidir o que fazer.

Sigilo

Os senadores que revelarem seus votos na sess?o que vai definir o futuro pol?tico de Renan correm o risco de responder a processos por quebra de decoro parlamentar. Segundo o presidente interino do Senado, Ti?o Viana (PT-AC), o regimento interno da Casa prev? o sigilo do voto em casos de perda de mandato como determina a Constitui??o Federal, o que pode resultar em puni?es para os senadores que n?o cumprirem a regra.

Viana evitou adiantar, por?m, se pretende estabelecer puni?es para os senadores que divulgarem seus votos publicamente. "Numa democracia como a americana, nenhum parlamentar revela o voto quando a sess?o ? secreta porque isso gera, sim, a perda do mandato. N?o estou dizendo que aqui se procede assim. Pelo regimento se configura quebra de decoro", afirmou.

Desde 2002, os deputados e senadores discutem o fim do voto secreto no Congresso Nacional para processos de perda de mandato. At? hoje, por?m, os parlamentares n?o mudaram o artigo da Constitui??o Federal que estabelece vota??o secreta para casos de perda de mandato, escolha de autoridades federais, vetos presidenciais e elei??o da Mesa Diretora da C?mara e do Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES