SEÇÕES

Senado em São Paulo: Pesquisa mostra briga acirrada entre direita e esquerda; dados!

Os mandatos da senadora Mara Gabrilli (PSD) e do senador Giordano (MDB), suplente do Major Olímpio, falecido em 2021, se encerram no próximo ano.

As duas vagas para o Senado em São Paulo prometem ser bem disputadas em 2026. | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Siga-nos no

Levantamento do Instituto Ideia divulgado nesta sexta-feira (18) revela um cenário de empate técnico quádruplo na corrida pelas duas vagas ao Senado Federal que estarão em disputa por São Paulo nas eleições de 2026. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de abril, com divulgação feita pelo jornal O Globo.

Os mandatos da senadora Mara Gabrilli (PSD) e do senador Giordano (MDB), suplente do Major Olímpio, falecido em 2021, se encerram no próximo ano.


EDUARDO BOLSONARO NA FRENTE

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) lidera numericamente a pesquisa estimulada, com 14% das intenções de voto tanto como primeira quanto como segunda opção dos entrevistados.

Na sequência, aparece o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite (Republicanos), com 13% como primeira opção e 11% como segunda. Ambos estão tecnicamente empatados com o deputado Guilherme Boulos (PSOL), que tem 11% e 9%, e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que aparece com 8% e 10%.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


NOMES DO PT DIVIDEM INTENÇÕES

Entre os nomes ligados ao PT, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, registra 7% como primeira opção e 6% como segunda. Já a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que retornou ao partido após anos no MDB, aparece com 5% e 10%.


ALTO ÍNDICE DE INDECISÃO

Mesmo entre os nomes estimulados, o número de eleitores indecisos é elevado. Segundo o Instituto Ideia, 17% dos entrevistados não souberam dizer em quem votariam como primeira opção, enquanto 20% não definiram a segunda.

Na pesquisa espontânea — quando o entrevistado responde sem a apresentação de uma lista de nomes — 73,5% declararam não saber em quem votar. O nome mais citado nessa modalidade foi o de Guilherme Boulos, lembrado por 6,9% dos participantes.


OBJETIVO DO LEVANTAMENTO

Segundo o Instituto Ideia, o levantamento teve como foco medir o potencial de voto e a lembrança espontânea dos candidatos, e não simular cenários fechados. Por isso, a sondagem inclui mais de um nome por partido ou de legendas alinhadas ideologicamente.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também