Renan Calheiros diz que denúncia da PGR é suspeita e política; veja!

Renan Calheiros tenta voltar ao cargo de presidente de Casa

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Renan Calheiros criticou neste sábado a decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de encaminhar denúncia contra ele ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Calheiros, a iniciativa do procurador "padece de suspeição e possui natureza nitidamente política", já que foi apresentada poucos dias antes da eleição para a presidência do Senado.

"O inquérito é de agosto de 2007 e, apesar de se encontrar parado na Procuradoria da República desde fevereiro de 2011, a denúncia foi protocolada exatamente na sexta-feira anterior à eleição para a presidência do Senado Federal. Trata-se de atitude totalmente incompatível com o habitual cuidado do Ministério Público no exercício de suas nobres funções", diz a nota divulgada pela assessoria do político.

Segundo a nota, foi o próprio Calheiros que solicitou as investigações ao Ministério Público e à Receita Federal. "Ele mesmo forneceu espontaneamente os documentos - todos verdadeiros -, além dos sigilos bancário, fiscal e telefônico. É o maior interessado nessa questão". O político, que disputa a presidência do Senado pelo PMDB, disse ainda lamentar "injustificável demora e agora a acusação" do MP.

Renan Calheiros foi denunciado por um caso em que ele é suspeito de usar notas frias para comprovar o pagamento de pensão alimentícia. Pela suspeita, um pagamento mensal de R$ 12 mil era feito à jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem um filho, por um lobista da empreiteira Mendes Júnior. Calheiros renunciou à presidência do Senado há seis anos, após denúncias de corrupção.

A denúncia do PGR foi ajuizada na última sexta-feira em um inquérito que corre em segredo de Justiça na corte e deverá ser levada para votação em plenário pelo relator da ação, o ministro Ricardo Lewandowski.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES