Solidariedade e Pros anunciam apoio à reeleição de Arthur Lira na Câmara

Na terça (22), o Republicanos aprovou a posição pró-Lira, e o PDT anunciou um indicativo de preferência ao parlamentar.

Avalie a matéria:
Solidariedade e Pros anunciam apoio à reeleição de Arthur Lira na Câmara | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

THAÍSA OLIVEIRA-BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - As bancadas do Solidariedade e do Pros -que estão em processo de fusão- anunciaram nesta sexta-feira (25) que vão apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara. Com a decisão, já chega a seis o número de partidos com apoio declarado ao deputado federal alagoano.

Na quarta (23), Lira conseguiu o compromisso público da União Brasil e do Podemos. Na terça (22), o Republicanos aprovou a posição pró-Lira, e o PDT anunciou um indicativo de preferência ao parlamentar. A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados será em 1º de fevereiro.

Solidariedade e Pros anunciam apoio à reeleição de Arthur Lira na Câmara

O presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, e o presidente do Pros, Eurípedes Gomes Júnior, afirmam que a decisão leva em conta o fato de Lira representar "a unidade que o Brasil precisa para voltar a crescer", e o "conjunto de forças em defesa da democracia, do emprego e do crescimento econômico do país".

"Desde o início da campanha do presidente Lula, defendemos a união dos partidos em prol de um país desenvolvido e justo para todos os brasileiros. Agora em processo de incorporação, o Solidariedade e o Pros continuam acreditando que apenas com diálogo podemos ajudar o novo governo a trabalhar melhor", dizem em nota.

Solidariedade e Pros integraram a coligação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Juntos, os dois partidos terão oito deputados federais no ano que vem. As siglas anunciaram a fusão logo após o primeiro turno das eleições para superar a cláusula de barreira e ter direito a verba pública e tempo de propaganda.

Além dos seis partidos que declararam apoio a Lira, outras siglas já sinalizaram ao presidente da Câmara que vão aderir ao projeto de reeleição do deputado alagoano.

O PSD comunicou a Lira que a nova bancada do partido, com 42 deputados, votará em peso pela recondução na presidência. Uma ala do MDB também indicou preferência pela reeleição. O PL deve anunciar o apoio nos próximos dias.

A bancada do PV também pretende formalizar apoio a Lira, em anúncio que deve ser feito separadamente de um eventual respaldo da federação (que inclui PT e PCdoB). O partido de Lula deve se reunir para tratar da questão na próxima semana.

Parlamentares do PT estão resignados com a possível vitória de Lira e discutem apoiar a reeleição do deputado, para não criar indisposição entre o presidente da Câmara e o futuro governo petista.

"[O presidente da Câmara tem tido] uma postura extremamente colaborativa. O presidente Arthur Lira reafirmou sua trajetória política de 30 anos, que sempre foi republicana, comprometida com os interesses do país", disse à Folha de S.Paulo o líder do PT, Reginaldo Veras, na quarta.

Duas semanas após o resultado das eleições, Lira recebeu Lula na residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília. Como mostrou a Folha, o petista afirmou que não vai interferir na escolha dos presidentes da Câmara e do Senado, reforçando as chances de aliança.

Enquanto Lira se movimenta nos bastidores para tentar se reeleger, partidos aliados de centro e de direita negociam a criação de um blocão na próxima legislatura para garantir às siglas a presidência das principais comissões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES