Suzano incrementará PIB do PI em 15%

O início da construção, em 2012, empregará mais de 6 mil piauienses.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí irá crescer 15% com a instalação da fábrica da Suzano Papel e Celulose, prevista para funcionar plenamente em 2014. O início da construção, em 2012, empregará mais de 6 mil piauienses. A fábrica só terá a localização definida em junho, mas sua produção espalhada em 38 municípios piauienses, já tem destino certo: a exportação, principalmente para a China e Estados Unidos.

?Temos 81% de terras virgens no Piauí e queremos acelerar o desenvolvimento dessa fronteira agrícola. Com o acréscimo de 15% no PIB, a Suzano vai ser o empreendimento que mais emprego irá gerar no Estado?, ressaltou ontem o governador Wilson Martins (PSB), durante a assinatura do convênio de Parceria Florestal entre a companhia e o Banco Nordeste. ?O Piauí é um Estado que tem mostrado um dinamismo importante e a fábrica proporcionará uma transferência de ganhos em larga escala, criando uma classe média no campo?, destacou o presidente do BNB, Roberto Smith.

O presidente da Suzano, Antônio Maciel, afirmou ainda que antes de escolher o Piauí como filial, a empresa estudou outras 24 alternativas. ?O Piauí tem condições de infra-estrutura, como estradas e ferrovias, que atraíram a Suzano?, disse. Além disso, pontua Maciel, o incentivo do Governo estadual em relação à viabilização das licenças ambientais foram primordiais para que o Estado recebesse os investimentos de R$ 4 bilhões aplicados na fábrica. ?Não existe competição com a agricultura familiar, já que ocupamos menos de 6% da área disponível para esse fim?.

Atualmente, já existem cinco tipos de eucaliptos modificados especialmente para se adequarem ao clima piauiense. ?Montamos um viveiro no município de Monsenhor Gil, que custou R$ 25 milhões. A produção de 30 milhões de mudas por ano, já começará em dezembro, sendo inaugurada em 2011?, explicou o presidente da Suzano. Mais de 250 caminhões sairão diariamente da fábrica, cujo escoamento será feito através do porto de Suape, em São Luís. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES