Testes reafirmam segurança das urnas eletrônicas nas eleições de 2024

Os testes começaram na segunda-feira (13), com peritos da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Avalie a matéria:
Testes nas urnas foram concluídos nesta sexta | Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu nesta sexta-feira (17) a fase de testes de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro. Este procedimento é realizado regularmente desde 2009.

Quem participou?

Os testes começaram na segunda-feira (13), com peritos da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) verificando a segurança na transmissão de dados e a manutenção do sigilo dos votos. Dos 35 planos de teste executados, cinco indicaram melhorias nos sistemas, que foram aceitas pelos técnicos do tribunal.

Sistema é seguro

Segundo Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE, os testes confirmaram que o sistema de votação brasileiro é seguro. Valente destacou que os testes são uma oportunidade para demonstrar a total transparência dos sistemas eleitorais, permitindo o acesso ao código-fonte das urnas para a realização dos testes.

"O teste público de segurança é um evento pioneiro no mundo, no qual a Justiça Eleitoral submete seus sistemas ao escrutínio de qualquer brasileiro", afirmou.

Eleição

Nas eleições de outubro, os brasileiros irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro, com o segundo turno marcado para o dia 27 de outubro. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES