TRE: 23 prefeitos podem perder seus mandatos no Piauí

O primeiro gestor a ser julgado este ano pelo TRE-PI será o prefeito do município de São Julião,

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reiniciou o julgamento de 23 ações contra prefeitos piauienses. Os processos são referentes a desvios cometidos pelos gestores durante a disputa eleitoral do ano de 2008. A Corregedoria do TRE-PI divulgou relatório em que aponta a existência de 2.943 processos, que ainda se encontram em tramitação e com pendências nos Juízos Eleitorais de 1º Grau.

O primeiro gestor a ser julgado este ano pelo TRE-PI será o prefeito do município de São Julião, José Francisco de Sousa, o José Neci (PT). O prefeito e o vice Francisco de Assis Brito correm o risco de perder o mandato pelos crimes de abuso de poder econômico e político, além de conduta vedada. O TRE-PI também irá julgar o prefeito do município de Antônio Almeida, Alcebíades Borges do Rego (PR), e o vice Antônio César Pereira Damasceno pelos mesmos crimes.

De acordo com o relatório da Corregedoria, o maior número de processos se referem ao julgamento de prestação de contas. A Corte do Tribunal terá que analisar até o final do ano o total de 2.479 processos deste tipo de classe. A meta do Tribunal é julgar até o final de julho deste ano 300 processos de prestação de contas de candidatos que concorreram às eleições de 2010.

O Tribunal julgará ainda 42 processos da classe de Investigação, 59 processos de Representação, 226 de Ação Penal e 114 ações diversas. ?A pretensão do TRE é dar celeridade a todos estes julgamentos, principalmente aos de prestação de contas. Queremos evitar que as ações sejam anulados por ultrapassarem o prazo previsto pela Legislação Eleitoral?, explicou o presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio.

No final do exercício do ano passado, a Corte julgou 1.686 processos. (L.B)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES