TRE fará sorteio de urnas para votação paralela

No dia 5 de outubro, a votação paralela ocorreu na 14ª seção, em Caracol, Sul do Piauí, e na 226ª seção, em Teresina

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza neste sábado (25) o sorteio da votação paralela do segundo turno das eleições. O sorteio ocorre às 9h no estande montado em frente ao Tribunal Regional Eleitoral. Assim como no primeiro turno, duas seções eleitorais serão sorteadas para a auditoria, feita para atestar a segurança da urna eletrônica.

No dia 5 de outubro, a votação paralela ocorreu na 14ª seção, em Caracol, Sul do Piauí, e na 226ª seção, em Teresina. No caso de Caracol, a urna foi transportada até a capital para ser auditada pela comissão. O processo de votação paralela é filmado para garantir provas em caso de dúvida ou questionamento sobre a votação.

A votação paralela é o procedimento que permite a comprovação da confiabilidade e segurança do sistema informatizado de votação e tem a finalidade de realizar, por amostragem, auditoria no sistema de votação e funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, e assim demonstrar à sociedade a lisura do processo eletrônico de votação. Desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES