TRE julga quatro prefeitos por compra de votos no Pi

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí julga quatro prefeitos e um ex-deputado estadual esta semana.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga quatro prefeitos e um exdeputado estadual esta semana. Hoje a Corte eleitoral analisa uma representação em que o ex-deputado estadual e atual secretário municipal de Governo de Teresina, Paulo César Vilarinho, teve suas contas rejeitadas.

O Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão, pede a abertura de investiga- ção judicial eleitoral. Também será julgado um pedido de revisão de eleitorado no município de Porto, que teria um percentual de eleitores superior a 65% da população, o que é vedado pela legislação eleitoral.

Dá- rio Kardeck de Carvalho,vereador do município, junto com os diretórios municipais do PT, PC do B, PRP e PHS são os autores do pedido. Uma Ação de Impugna- ção de Mandato Eletivo relativa às eleições de 2008 acusa a prefeita e o vice-prefeito do município de Lagoa Alegre, Gesimar Neves Borges e Diógenes Moita Costa, respectivamente, de terem praticado compra de votos e abuso de poder econômico.

A vereadora Ducarmo Moita e o vereador Laélcio Nunes também são réus na ação. O juiz Manoel de Sousa Dourado é o relator dos três processos. A coligação ?Muda Eliseu Martins? (PSB/DEM) ingressou com uma ação contra Teresina de Jesus Miranda Dantas, prefeita do município de Eliseu Martins, e Tamires Alves Duarte, vice.

Elas são acusadas de abuso de poder político e econômico no processo que tem como relator o juiz José Acélio Correia. O processo havia sido adiado e será julgado hoje. Já na terça-feira será julgado um pedido de revisão de eleitorado de Tanque do Piauí, pois o percentual de eleitores seria superior a 65%.

O pedido foi feito por vereadores do PTB e PMDB, com relatoria do desembargador Haroldo Oliveira Rehem. Outro pedido de revisão eleitoral é o do município de São João da Fronteira.

Ainda na terça-feira será julgada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral em que a candidata a prefeita, Maria Salete Rego Medeiros, e vice-prefeito, Adenor Rodrigues Lira, do município de Miguel Alves, são acusados de terem praticado abuso de poder econômico e político e captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2008.

O juiz Manoel de Sousa Dourado é o relator do processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES