TRE-PI cassa mais dois prefeitos; gestores fora do cargo já somam 55

O prefeito de Landri Sales, Joedson Alves Rodrigues, também foi cassado pelos membros da Corte.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou, por cinco votos a um, durante sessão de ontem, o diploma do prefeito e do viceprefeito do município de Palmeira do Piauí, João da Cruz Rosal da Luz e Salvador Pinheiro e Silva.

O prefeito de Landri Sales, Joedson Alves Rodrigues, também foi cassado pelos membros da Corte. Com as duas novas cassações, o número de prefeitos que perderam o mandato no Piauí chegou a 55 prefeitos desde o pleito de 2008.

O prefeito de Palmeira do Piauí é acusado de captação ilícita de sufrágio, compra de votos. De acordo com a ação movida pelo candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2008, João Carlos Andrade Cavalcante, a esposa do prefeito cassado teria distribuído vale gás aos eleitores do município em troca de votos.

Além disso, pesava sobre o prefeito a acusação de um eleitor, que depôs afirmando ter recebido R$ 200 de João da Cruz em troca do seu voto. A corte acatou as denúncias e defendeu a realização de novas eleições no município, mas o prefeito permanecerá no cargo até sair a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O relator do processo foi o juiz Viana Filho. Joedson Alves foi acusado de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2008. O prefeito foi cassado por unanimidade, assim como seu vice Nelson Pinheiro da Luz.

O prefeito de Landri Sales também foi responsabilizado por sua mãe, a prefeita da cidade de Marco Parente, Juraci Guimarães, ter patrocinado uma festa de carnaval fora de época (Jacu Folia) com dinheiro público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES