SEÇÕES

TRE-PI define nova presidência amanhã; três desembargadores estão na disputa

O TJ-PI realizará sessão para eleger a nova diretoria do TRE-PI, formar a lista de mulheres e iniciar a renovação da composição. Saiba mais sobre as candidaturas e futuras vagas.

Desembargador Sebastião Martins | Foto: Cecília Brandão/Meio News
Siga-nos no

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Martins, anunciou que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizará, nesta quarta-feira (21), a sessão que definirá a nova diretoria da Corte Eleitoral e dará início ao processo de renovação da composição do tribunal.

Segundo o desembargador, durante a sessão serão eleitos os novos dirigentes do TRE-PI e formada a lista de mulheres que irão integrar o tribunal. Essa relação será posteriormente encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na semana seguinte, uma nova sessão será realizada para concluir a lista tríplice referente à renovação ou substituição do juiz Daniel.

Sebastião Martins informou ainda que, na mesma sessão, o Tribunal de Justiça escolherá dois desembargadores que irão compor a nova diretoria do TRE. De acordo com ele, há três magistrados concorrendo a ambos os cargos, mas o processo ocorre de forma tranquila. “É uma eleição absolutamente tranquila”, destacou.

“Já temos três candidatos inscritos. Só podem concorrer os três candidatos que estão inscritos. O desembargador Ricardo Gentil é vice-presidente e candidato natural, e também estão inscritos os desembargadores José Wilson e Olímpio Galvão".

O presidente do TRE-PI também adiantou que, em agosto, haverá a abertura de duas novas vagas em razão da aposentadoria de dois desembargadores. Uma dessas vagas será ocupada pelo magistrado mais antigo na carreira, que, no caso, é uma juíza. A outra vaga será preenchida obedecendo ao critério da cota de gênero feminino, reforçando a presença de mulheres na composição do Judiciário.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também