TRE: Três prefeitos serão julgados esta semana

O Ministério Público Eleitoral acusa os gestores de terem praticado compra de votos nas eleições de 2008

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga três prefeitos esta semana. Hoje, a Corte eleitoral vai analisar o caso do prefeito do município de Fronteiras, Osmar Sousa, e seu vice, Norberto Ângelo Pereira Brito.

O Ministério Público Eleitoral acusa os gestores de terem praticado compra de votos nas eleições de 2008. Além do pedido de cassação dos mandatos, o MPE-PI solicita a aplicação de multa. O juiz Kássio Nunes Marques é o relator do processo.

Outro prefeito que poderá perder o cargo nesta segunda-feira é o gestor municipal de Corrente, Benigno Ribeiro de Sousa Filho, e o vice-prefeito, Vicente Natan Martins.

O juiz Jorge da Costa Veloso é o relator do caso, que teve o julgamento adiado na sessão do último dia 16. Os gestores também são acusados de captação ilícita de sufrágio no pleito de 2008.

A prefeita do município de Buriti dos Lopes, Francisca Ivana Fortes, e sua vice, Elcira Castelo Branco, irão responder na terça-feira a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). Elas são acusadas de compra de votos e conduta vedada nas últimas eleições municipais. O relator do caso é o juiz Marcelo Carvalho Cavalcante.

Esta semana o TRE-PI também deve iniciar os julgamentos das prestações de contas dos candidatos que disputaram o pleito deste ano. A Corte dará prioridade aos eleitos, que serão diplomados no próximo dia 17 de dezembro.

O ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) e o governador Wilson Martins (PSB), que disputaram o comando do Palácio de Karnak no segundo turno, devem prestar contas até o próximo dia 30 de novembro. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES