Trump assina decreto que impede que atletas trans participem em esportes femininos

O texto prevê o corte de subsídios governamentais para escolas que permitirem que estudantes trans sejam membros de equipes esportivas femininas

Donald Trump | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi assinado nesta quarta-feira (5), pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um decreto que proíbe que atletas transgênero participem em esportes femininos, em um novo ataque a esta comunidade.

Entre aplausos de dezenas de atletas femininas durante uma cerimônia na Casa Branca, o republicano prometeu que “com esta ordem executiva, a guerra contra os esportes femininos terminou". 

Concretamente, o texto prevê o corte de subsídios governamentais para escolas que permitirem que estudantes trans sejam membros de equipes esportivas femininas. "Não haverá financiamento federal" para essas instituições, insistiu Trump.

JOGOS OLÍMPICOS

O presidente também aproveitou para pressionar o Comitê Olímpico Internacional (COI), já que os Estados Unidos serão o país-sede dos próximos Jogos Olímpicos.

Em Los Angeles, em 2028, minha administração não ficará de braços cruzados vendo homens derrotarem atletas femininas.

Com esse objetivo, sua administração "rejeitará todos os pedidos de visto feitos por homens que tentem entrar nos Estados Unidos de maneira fraudulenta, identificando-se como atletas femininas", assegurou.

O QUE DIZ A COMISSÃO OLÍMPICA

Consultado pela AFP, um porta-voz do COI disse que a organização "continuará explicando e discutindo as diversas questões com as autoridades competentes, em colaboração com as federações internacionais" que atualmente definem as regras de elegibilidade.

LUTA TRANS NOS EUA

Nos Estados Unidos, os direitos dos trans são motivo de discordância entre a opinião pública. Donald Trump utilizou o tema durante a campanha como uma tentativa de conquistar o voto dos indecisos.

O assunto foi destaque no Correio do Povo nesta quinta-feira (6).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES