Um dia após Blinken, Lula recebe o chanceler russo Sergey Lavrov

Encontro de Lula e Lavrov acontece às vésperas do aniversário de dois anos do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Avalie a matéria:
Um dia após Blinken, Lula recebe o chanceler russo Sergey Lavrov | Reprodução

Na véspera do segundo aniversário do início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro nesta quinta-feira (22/2) às 18h, no Palácio da Alvorada, com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, está no país para participar da primeira reunião de chanceleres do G20, sendo o Brasil o atual presidente do bloco. O tema da agenda ainda não foi divulgado.

Este encontro marca a segunda visita de Lavrov durante o atual mandato do presidente Lula. Em abril do ano passado, o chanceler russo esteve no Brasil, destacando na ocasião que ambos os países compartilham uma "visão similar" em relação aos eventos globais, em uma alusão indireta à situação na Ucrânia.

A reunião desta quinta chegou a ficar ameaçada devido a um problema de desabastecimento da aeronave que transporta o chanceler russo. De acordo com reportagem do Valor Econômico, o avião pode ficar sem combustível pois a Vibra, antiga BR-Distribuidora, não garante o abastecimento à aeronave russa por temer sanções dos Estados Unidos. O aeroplano foi abastecido com 15 mil litros antes de chegar o Brasil.

O diplomata russo terá um espaço em meio à agenda apertada do presidente nesta quinta. À tarde, Lula participará da posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e, em seguida, emenda uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e um “happy hour” com líderes partidários, no Palácio da Alvorada.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES