SEÇÕES

União Brasil e PP lançam 'superfederação' com quase 1,4 mil prefeitos

A formação da federação está sendo observada com atenção por outras siglas, diante do impacto político que pode causar nas eleições de 2026.

União Brasil e PP lançam 'superfederação' com quase 1,4 mil prefeitos | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O União Brasil e o Progressistas (PP) oficializaram nesta terça-feira (29) a criação da federação partidária "União Progressista", que será registrada no TSE com validade para as eleições de 2026.

A nova aliança formará a maior bancada da Câmara dos Deputados, além de concentrar o maior número de prefeitos e os maiores volumes de recursos públicos para campanhas e manutenção partidária. 

A formação da federação está sendo observada com atenção por outras siglas, diante do impacto político que pode causar nas eleições de 2026.

Internamente, lideranças do União Brasil e do Progressistas (PP) defendem que a nova federação, União Progressista, discuta futuramente sua relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outro ponto em aberto é a definição sobre o apoio a uma candidatura presidencial em 2026, incluindo a possível manutenção da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), ao Palácio do Planalto.

As federações partidárias, como a que está sendo formada, obrigam os partidos envolvidos a atuarem como uma única legenda por no mínimo quatro anos, com alinhamento político e estratégico, inclusive nas campanhas eleitorais, em que precisam definir candidaturas de forma conjunta.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também