SEÇÕES

US$ 465 milhões: Goiás pode receber aporte bilionário dos EUA para exploração de terras raras

Financiamento é para ajudar a cobrir melhorias na mina Pela Ema da empresa no estado

Produtora de terras raras Serra Verde, em Goiás | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A produtora de terras raras Serra Verde garantiu até US$ 465 milhões em financiamento da Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional dos EUA, segundo documento do órgão, que opera sob a orientação do Departamento de Estado americano. 

O financiamento é para ajudar a cobrir melhorias na mina Pela Ema da empresa no estado de Goiás, incluindo despesas operacionais, refinanciamento da dívida existente dos acionistas, contas de reserva e outros custos de transação.

O governo de Donald Trump está recorrendo ao Brasil em seus esforços para construir cadeias de suprimento alternativas em meio a forte dependência da China.

MINERAIS CRÍTICOS

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (7) uma nova lista de minérios e metais classificados como “críticos ou estratégicos” para a economia e a segurança nacional.

É a terceira atualização desde a criação da lista, em 2017. Desta vez, foram adicionados dez novos minerais, entre eles, urânio, cobre e carvão metalúrgico.

Segundo o Departamento do Interior dos EUA, a nova lista “visa reduzir a dependência de adversários estrangeiros, expandir a produção doméstica e liberar a inovação americana”.


Tópicos
Carregue mais
Veja Também