Valdemar dá nova ordem no PL sobre sucessão de Arthur Lira na Câmara

Valdemar e Jair Bolsonaro estão alinhados com Lira e se comprometeram a apoiar o nome escolhido por ele

Avalie a matéria:
Presidente nacional do PL, Vaçdemar Costa Neto | Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, determinou que o partido só discuta a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados após as eleições de outubro. A decisão já foi comunicada a Arthur Lira (PP-AL), que impôs uma ordem de silêncio entre os candidatos ao comando da Casa. Lira afirmou que só apoiará quem se mantiver discreto sobre o tema nos próximos cinco meses.

Alinhamento com lira

Valdemar e Jair Bolsonaro estão alinhados com Lira e se comprometeram a apoiar o nome escolhido por ele. No entanto, o PL já sinalizou que quer ter poder de veto caso o apadrinhado por Lira desagrade à legenda. Bolsonaro, por exemplo, deixou claro que não aceitará um candidato que ele considere ser de esquerda.

estratégia para obter apoio

Os pré-candidatos Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA) adotaram o silêncio sobre a eleição interna da Câmara, na expectativa de obter o apoio de Lira. Por outro lado, Marcos Pereira, presidente do Republicanos e também candidato, não seguiu a orientação. Pereira, que contava com o apoio de Lira, agora duvida que o acordo inicial será mantido.

incômodo de lira

Arthur Lira tem demonstrado grande incômodo com a antecipação do debate sobre sua sucessão, que ocorrerá em fevereiro de 2025. Ele enxerga um movimento para esvaziar sua influência e está trabalhando para neutralizar essas ações. O parlamentar considera fundamental manter a ordem e a estabilidade até que o momento adequado para a discussão chegue.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES