SEÇÕES

Veja como votaram os deputados piauienses no PL da Dosimetria aprovada na Câmara

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para votação no Senado.

PL da Dosimetria é aprovada na Câmara | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Siga-nos no

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10), às 2h26, o texto-base do projeto de lei que reduz as penas de condenados por atos golpistas, incluindo o ataque de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília. 

Bolsonaro Pode Ser Beneficiado pela Medida

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser diretamente beneficiado pelo projeto. Caso ele seja aprovado em definitivo, Bolsonaro poderá ter sua pena reduzida, o que resultaria em menos tempo na prisão. Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses por comandar um plano de golpe de Estado e cumpre pena na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília.

O que prevê o “PL da Dosimetria”?

O projeto propõe mudanças importantes no cálculo das penas:

  • O crime de golpe de Estado (pena de 4 a 12 anos) deve absorver o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (pena de 4 a 8 anos);

  • A progressão de pena será mais rápida, permitindo a saída do regime fechado após o cumprimento de 1/6 da pena. Hoje, a lei exige 1/4.

Foram 291 votos a favor e 148 votos contra, além de 1 abstenção. 72 deputados estavam ausentes. Saiba como votaram os deputados e os partidos.

COMO VOTARAM OS DEPUTADOS PIAUIENSES

Seis deputados federais do Piauí votaram contra o texto-base do PL da Dosimetria. Outros dois parlamentares piauienses se posicionaram a favor da proposta, enquanto dois deputados do estado não compareceram à votação.

Como votaram os deputados do Piauí?

- Castro Neto (PSD): voto contra

- Átila Lira (Progressistas): voto a favor

- Elmano Ferrer (Progressistas): voto a favor

- Florentino Neto (PT): voto contra

- Jadyel Alencar (Republicanos): ausente

- Dr. Francisco (PT): voto contra

- Júlio César (PSD): ausente

- Flávio Nogueira (PT): voto contra

- Marcos Aurélio Sampaio (PSD): contra

- Merlong Solano (PT): contra

Tópicos
Carregue mais
Veja Também