SEÇÕES

Veja quais ministros deixam o governo Lula para disputar as eleições de 2026

Com eleições em vista, maioria dos aliados de Lula deixarão os cargos na Esplanada dos Ministérios até abril

Mais de 20 ministros deixam o governo Lula até abril | Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles
Siga-nos no

Com a aproximação das eleições de 2026, cerca de 20 ministros devem deixar o governo do presidente Lula para concorrer a vagas nos governos estaduais, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Com isso, a tendência é que as pastas sejam agora lideradas por secretários-executivos de forma interina.

A legislação eleitoral determina que agentes públicos que irão disputar cargos distintos daqueles que ocupam atualmente precisam se desincompatibilizar até seis meses antes do pleito.

LISTA DE QUEM DEIXA O GOVERNO

NÍVEL ESTADUAL 

Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), vai concorrer à reeleição ao governo de Alagoas;

ELEIÇÕES SENADO

  • O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), deve disputar uma vaga no Senado pela Bahia.
  • Titular de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), poderá concorrer também, assim como Waldez Goés (PDT-AP), da Integração e do Desenvolvimento Regional.
  • A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), é cotada para disputar o Senado por São Paulo;
  • Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é outro nome ventilado para o Senado por São Paulo;
  • Carlos Fávaro (PSD-MT), da Agricultura e Pecuária, e Alexandre Silveira (PSD-MG), de Minas e Energia, devem tentar a reeleição

E NA CÂMARA?

Já na Câmara dos Deputados, o principal nome cotado é o da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que irá disputar as eleições pela casa.

Quem também entra na disputa são: ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD-PE), e o titular do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP). Wolney Queiroz (PDT-PE), da Previdência Social, tenta retornar à Câmara após seis mandatos consecutivos.

A lista não para por aí porque Filho (MDB-PA), das Cidades; Anielle Franco (PT-RJ), da Igualdade Racial; Macaé Evaristo (PT-MG), dos Direitos Humanos e da Cidadania; e Sônia Guajajara (PSol-SP), dos Povos Indígenas também se preparam para um possível eleição.

Um outro nome ainda não confirmado é o da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que pode se filiar ao PT para disputar uma vaga pela Bahia.

QUEM DEVE SAIR, MAS NÃO DISPUTA AS ELEIÇÕES:

Sem qualquer intenção de disputar as eleições de 2026, alguns ministros devem sair do governo mesmo assim.

É o caso do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Ele será o coordenador da campanha de marketing de Lula nas eleições.

Quem já saiu do governo também foi o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. 

Ainda é incerto se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá ou não disputar o governo de São Paulo ou uma vaga no Senado pelo estado. Além dele, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), ainda não definiu uma possível reeleição.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também