SEÇÕES

Vereador teria mandado executar mergulhador após se incomodar com mensagens do Whats

A principal linha apurada indica que o crime teria sido motivado por mensagens enviadas pela vítima ironizando o vereador.

Vereador foi preso acusado de mandar executar o mergulhador de 42 anos. | Foto: Randerson Mardoqueu/Reprodução
Siga-nos no

O vereador de Petrolândia Cristiano Lima dos Santos (PSB), conhecido como “Cristiano da Van”, foi preso na manhã desta quarta-feira (28) no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano. A Polícia Civil aponta o parlamentar como um dos principais suspeitos de participação no assassinato do mergulhador e empresário Samyr Oliveira, de 42 anos.

Investigação policial

A prisão foi resultado de uma ação coordenada pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o delegado Daniel Angeli, responsável pelo inquérito, as investigações tiveram início logo após Samyr ser baleado, no dia 13 de janeiro. A principal linha apurada indica que o crime teria sido motivado por mensagens enviadas pela vítima ironizando o vereador.

“Através da análise de imagens de câmeras de segurança, coleta de depoimentos, a gente identificou com alto grau de certeza. A autoria do crime recai sobre Cristiano da Van. Claro que ele não fez isso sozinho. [...] Essas outras pessoas estão sendo investigadas. A motivação do crime, basicamente, está relacionada a mensagens e aúdios de WhatsApp que a vítima, Samyr, enviou falando sobre o vereador. Zombando do vereador”.

Dinâmica do crime

Samyr Oliveira foi atingido por disparos após ser perseguido por um homem em uma motocicleta na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar. Registros de câmeras de segurança mostram o momento em que a vítima tenta fugir dos tiros enquanto corre pela via.

Custódia e audiência

De acordo com o delegado Daniel Angeli, Cristiano da Van permanecerá custodiado na delegacia e deverá passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (29).

Posicionamentos oficiais

Até a última atualização desta reportagem, a defesa do vereador não havia sido localizada. Em nota, a Câmara de Vereadores de Petrolândia manifestou repúdio a qualquer forma de violência e destacou que, caso as acusações sejam confirmadas, a conduta atribuída ao parlamentar não representa os valores institucionais da Casa Legislativa, ressaltando o compromisso com a legalidade, o respeito à vida e à dignidade humana.

Quem era Samyr Oliveira

Samyr Oliveira, de 42 anos, era mergulhador profissional e empresário em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Ele ganhou notoriedade na região por atuar no setor de turismo, conduzindo visitantes em mergulhos na Igreja Submersa do Sagrado Coração, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O empresário morreu na manhã da quinta-feira (22), após permanecer nove dias internado em um hospital, em decorrência dos ferimentos provocados pelos disparos.

Em entrevista à TV Asa Branca, a irmã da vítima, Soraia Oliveira, destacou a relevância de Samyr para a projeção turística do município.

“Samyr foi um excelente pai, um excelente irmão. Ele jogou o nome de Petrolândia para todo o Brasil, Petrolândia é conhecida por ele, foi conhecida por ele. Foi uma grande perda, eu espero que Deus nos dê forças porque não é fácil. Eu não desejo isso para ninguém. O nome dele será guardado”.

A esposa de Samyr, Andrea Letícia, também falou sobre o período de internação:

"Foram dias muito difíceis, foram dias dele lutando para sobreviver”.

Despedida

O corpo de Samyr Oliveira foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste do estado. O sepultamento ocorreu no sábado (24).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também