SEÇÕES

Vídeo de Trump em apoio a Bolsonaro é falso e feito por IA

Conteúdo viral usa entrevista real manipulada com inteligência artificial

O presidente eleito Donald Trump após encontro com deputados republicanos em Washington. | Foto: Allison Robbert/Pool/EFE/EPA
Siga-nos no

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, supostamente enviando uma mensagem de apoio a Jair Bolsonaro (PL) e ao povo brasileiro. Na gravação, Trump diria frases como "Força, Bolsonaro" e "Os Estados Unidos estão com vocês". É falso.

O material, publicado inicialmente no TikTok nesta quarta-feira (6), foi manipulado com inteligência artificial e utiliza imagens reais de uma entrevista concedida por Trump em 3 de agosto de 2025, no aeroporto de Allentown, na Pensilvânia (EUA).

Fala nunca existiu

Na entrevista original, não há qualquer menção ao Brasil ou a Bolsonaro. Trump comenta sobre a presença de submarinos nucleares americanos perto da Rússia e celebra a filiação da atriz Sydney Sweeney ao Partido Republicano.

A transcrição completa da fala, consultada pela equipe de checagem do Fato ou Fake, confirma que o trecho atribuído ao ex-presidente é inexistente.

Além disso, o vídeo foi submetido à ferramenta Hive Moderation, que identificou 99,1% de probabilidade de o conteúdo ter sido criado com inteligência artificial.

Contexto político

O conteúdo falso passou a circular dois dias após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. A decisão proibiu visitas ao ex-presidente e autorizou a apreensão de seu celular. Moraes justificou a medida alegando que Bolsonaro usou redes sociais de aliados para disseminar mensagens contra o STF e em apoio a uma intervenção estrangeira no Judiciário.

Um dos posts citados na decisão foi publicado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, que colocou o pai em viva-voz durante um protesto no Rio de Janeiro, no domingo (3), em defesa dos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro. A defesa de Bolsonaro nega qualquer descumprimento de ordens judiciais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também