SEÇÕES

VÍDEO: “Mulher branca, bonita e rica incomoda vocês”, diz vereadora a servidores na Câmara de SP

Fala gerou reação de parlamentares e sindicalistas; vereadora Luana Alves pediu suspensão da sessão e o caso será analisado pela Corregedoria da Casa

Vereadora Cris Monteiro gera polêmica ao afirmar que "mulher branca, bonita e rica incomoda" | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A vereadora Cris Monteiro (Novo) causou confusão durante discurso na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (29), ao afirmar que “mulher branca, bonita e rica incomoda”. A declaração foi feita durante a votação do reajuste dos servidores municipais, em meio à presença de sindicalistas no plenário.

COMO ACONTECEU

Ao criticar o movimento grevista e rebater a vereadora Luana Alves (PSOL), Cris Monteiro pediu que a colega se calasse e disse: “Por favor, Luana, calada. Pode me devolver o tempo. Eu escutei todos vocês calados (...) Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês”.

Luana Alves, que é negra, classificou a fala como racista e pediu a suspensão da sessão. Segundo ela, o comentário foi direcionado diretamente a ela.

Cris Monteiro seguiu o discurso criticando a paralisação de professores e outros servidores. “Eu não vou defender essas pessoas que deixam as nossas crianças na sala de aula fazendo greve.”

A transmissão oficial da sessão, feita pelo canal da Rede Câmara no YouTube, foi interrompida por alguns minutos. Após o retorno, Cris Monteiro pediu desculpas. “Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala, não foi minha intenção. Faço uso da tribuna, como qualquer parlamentar, para defender minhas ideias e falar o que penso.”

REAÇÃO

O presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), comentou o episódio e afirmou que a Casa “não permite racista”. Ele mencionou o caso do ex-vereador Camilo Cristófaro (Avante), cassado em 2023 por fala racista, mas disse que, após rever o vídeo, não identificou racismo na fala de Cris. “Nós vimos e revimos várias vezes o vídeo. Na nossa opinião, não houve racismo.” Ele informou que a Corregedoria irá analisar o caso.

Luana Alves e outros vereadores, no entanto, mantiveram a acusação. “A vereadora Cris irá responder na Corregedoria. Fico muito triste que uma cassação não tenha sido suficiente para aprenderem que não se pode desrespeitar a população negra nessa Câmara”, disse Luana, que espera desfecho semelhante ao do caso Cristófaro.

Essa não é a primeira vez que Cris Monteiro se envolve em controvérsia no plenário. Em 2021, ela protagonizou um episódio de agressão com a então vereadora Janaína Lima, que também era do Novo na época. A Corregedoria da Câmara recomendou a suspensão das duas após o ocorrido, mas a proposta não avançou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também