O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (14) que manterá sua pré-candidatura às eleições de 2026 "até o último segundo". Ele segue inelegível por oito anos, desde 2023, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante entrevista ao UOL, o ex-chefe do Executivo ainda pediu que os governadores de direita questionem a sua inelegibilidade.
Eu vou até o último segundo. Eu gostaria até que os governadores, até o Michel Temer entrou nessa questão de unir a direita, é um direito do Michel Temer, ninguém que entrou na política um dia esquece. Eu gostaria que os governadores falassem: ‘O Bolsonaro está inelegível por quê?’. Se eu for condenado, acabou. Até pela minha idade, acabou. Espero que não aconteça, disse Bolsonaro.
Em 2023, o TSE considerou que Jair Bolsonaro cometeu abuso de poder e usou indevidamente os meios de comunicação ao reunir embaixadores em julho de 2022, ocasião em que fez ataques sem provas ao sistema eleitoral.
Mais tarde, ele foi novamente condenado à inelegibilidade, desta vez por abuso de poder político e econômico durante os eventos do 7 de Setembro de 2022, realizados em pleno período de campanha.